quarta-feira, 2 de junho de 2010

A rotina do Bernardo no iPod Touch e no iPhone


Para um bebê, quanto mais rotina melhor. Nós pais devemos nos organizar para garantir que tudo funcione bem e na hora certa. Os intervalos entre mamadas não devem ser menores do que uma hora e meia nem maiores do que quatro horas, de acordo com alguns especialistas. As cólicas costumam vir mais fortes nas tardes. Como entender o "funcionamento" do bebê? Como identificar padrões no cuidado (ou até na falta de) que dispensamos a ele?

Estava registrando todo o cotidiano do Bernardo desde o primeiro dia em casa com o auxílio dos formulários contidos no bom livro Cuidando do seu bebê, de autoria da Nazaré Brito. No entanto, as páginas de registro estavam acabando e fiquei com vontade de desenvolver uma aplicação para iPod Touch e iPhone para substituir os registros manuais (os que me conhecem entendem...). Comecei a desenvolver algo no sábado cedo mas logo vi que o esforço seria razoavelmente grande. Que tal procurar algo pronto?

Na página de aplicações iPhone para pais e mães, descobri alguns programas interessantes para manter um log da rotina do bebê. Entre elas, resolvi comprar e experimentar o Total Baby.

O Total Baby permite "gerenciar" até seis bebês, mantendo a rotina diária de trocas de fraldas (diaper), amamentação, banhos, sonecas e atividades. Também permite registrar um diário do bebê, visitas ao médico, vacinas e remédios ministrados e outras ocorrências.


Com base nos registros, ele indica há quanto tempo foi feita a última troca de fraldas, a última mamada e assim por diante. Também mostra o tempo gasto e o número de ocorrências por dia em cada uma das categorias: troca de fraldas, amamentação, banhos, sonecas e atividades. Com ele, pude ver, por exemplo, que tanto no sábado quanto no domingo passados, o Bernardo mamou por mais de 4 horas (4h16min no sábado e 4h13min no domingo).


Através deste link é possível acessar a aplicação no seu iTunes e comprá-la.

2 comentários:

  1. Adorei a tecnologia, mas olha, precisa ter muita paciência para ficar inserindo tudo isso no aplicativo.

    Concordo que o bebê tenha que ter rotina, mas eu não ligava muito pra isso não... tiveram dias que a Paula dormiu por mais de 5 horas seguidas e eu deixei, primeiro porque estava exausta e segundo porque eu não ia acordá-la porque estava na hora de mamar. Se ela estivesse com fome, acordaria... e tem dado certo isso!!!!
    Se precisar de uns toques ou quiser trocar informações, entre em contato.
    Eu e o Russo estamos com saudade de vocês.
    Parabéns pelo lindo bebê.
    Beijos

    Priscila

    ResponderExcluir
  2. Oi Priscila,

    Tudo joia? Realmente precisa ter paciência, principalmente no início. Depois entra pro automático e a gente nem sente. Faço o mesmo com lançamento de gastos em viagens e dá super certo...

    A gente também deixa o Bernardo dormir mais quando ele quer. A ideia é ter a informação e, de vez em quando, tentar analisá-la para identificar padrões. Deixa a gente mais tranquilo...

    Também estamos com saudades! Vamos ver se conseguimos ir a BSB em breve!

    Obrigado e um grande abraço,

    Arnaldo

    ResponderExcluir